quinta-feira, 19 de julho de 2007

Porto

No dia 19 de Julho de 2007, as formandas de Práticas Administrativas e as formadoras de Linguagem e Comunicação, Matemática para Vida e Cidadania realizaram uma visita de estudo ao Porto no âmbito do tema de vida sobre o Turismo.
Pelas 9 horas, deslocámo-nos em veículos pertencentes aos formadores e ao centro de formação.
Dirigimo-nos à zona das Antas e utilizamos o Metro para a Trindade, onde nos encontramos com uma das formadoras e formandas que não viajaram connosco.
Chegamos ás 10horas e atravessamos a Avenida dos Aliados em direcção á torre dos Clérigos, e a uma igreja, aberta para todos.
Subimos à torre edificada entre 1757 a 1763 e com uma altura 75.60m.
Esta seccionada em 6 zonas repartidas em quatro andares e constituí um raro exemplo da arte barroca na Invicta.
Quem a sobe vê todo o Porto.
Tomamos o pequeno-almoço no “Café da Torre”.
De seguida, fomos a estação de S. Bento, onde em tempos passados se situava o Convento de S. Bento da Ave-Maria, onde ocorreu um incêndio no início do século XIX. Como estação foi verificado que não existiam bilheteiras e sala de espera. O mais interessante neste edifício é a ampla zona da entrada, com um conjunto notável de painéis de azulejos em que apenas são usadas cores brancas e azuis nos painéis principais e cores suaves nos painéis superiores.
Dirigimo-nos a Vila Nova de Gaia, onde visitamos as caves do vinho do Porto e brindamos com cálices de vinho do Porto.

Depois fizemos uma paragem para almoçar na companhia da coordenadora, Drª Ana.
Por volta das 14 horas percorremos as ruelas de Gaia em direcção á Ribeira, subimos os becos da Ribeira em direcção á igreja de S. Francisco, por sinal muito bonita... e fomos conduzidas por um guia que nos informou de todos os pormenores incluindo sobre a construção que se iniciou em XIII. O interior, está trabalhada com folhas de ouro. Depois descemos até as Catacumbas, onde estão as ossadas da Ordem de S. Francisco e de várias famílias abastadas do Porto.

No decorrer da visita, paramos na casa do Infante, Monumento Nacional desde 1924 onde pode ser vista uma linda e tradicional cascata do Porto com nome de “Cascata São Joanita”.

No final da visita entramos no Palácio da Bolsa também com direito a visita guiada. Visitamos várias salas e deparamo-nos com um esplendoroso salão, com destaque para o salão Árabe, decorado com mármore, pinturas a fresco e madeiramentos dourados, sendo o seu interior revestido por uma fina película de folha de ouro.

Depois desta visita concluímos que a cidade do Porto é muito rica em cultura que, desta vez, observamos com outros olhos.
Pelas 18 horas, de novo de Metro dirigimo-nos ao Estádio do Dragão, terminando a visita.

Sem comentários: