terça-feira, 10 de julho de 2007

Castelo de Guimarães

No dia 10 de Julho de 2007, as formandas de Práticas Administrativas e os formadores de Tic, Cidadania e de Linguagem e Comunicação do centro de Q.V.C. realizaram uma visita de estudo, ao castelo de Guimarães, Paços dos Duques de Bragança e à capela de S. Miguel, no âmbito do tema de vida sobre o Turismo.


Esta visita como outras, tiveram o objectivo de conhecer melhor o nosso Portugal .
Pelas 9 horas deslocamo-nos em veículos pertencentes aos formadores, formandas e ao centro de formação.
Nesta visita aprendemos um pouco mais sobre a História de Portugal, o que foi vivido e por quem.
Guimarães é uma das mais importantes cidades Históricas e considerada Património Cultural da Humanidade, tornando-se definitimente um dos maiores centros turísticos da região.
As suas ruas e monumentos respiram História e encantam quem a visita.
Guimarães é muitas vezes designada como Cidade Berço devido ao facto ter sido estabelecido o centro administrativo do Condado Portucalense e por lá ter nascido o nosso primeiro rei D. Afonso Henriques.
Os”VIMARANENSES” são orgulhosamente tratados por CONQUISTADORES fruto dessa herança Histórica de conquista iniciada precisamente em Guimarães.
O Castelo de Guimarães é classificado como Monumento Nacional e em 7 de Julho de 2007, foi considerado uma das 7 Maravilhas de Portugal.O castelo foi mandado construir no século X pela Condessa Mumadona Dias para defesa do povoado à volta do qual cresce um núcleo populacional.
Este Castelo está intimamente relacionado com a fundação da nacionalidade e para lá terão ido viver os progenitores de D. Afonso Henriques.




E assim acaba a nossa visita com uma manhã de História..










Sem comentários: